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15 de Março de 2013

Seguro Garantia Estendida

Seguro Garantia Estendida

Susep pretende fiscalizar de perto e coibir práticas prejudiciais ao consumidor

O superintendente da Susep, Luciano Portal Santana, destacou no seminário “Mercados de Seguros no Brasil”, promovido pelo jornal O Globo, que pretende criar um grupo de trabalho para analisar o seguro de garantia estendida e coibir práticas prejudiciais aos consumidores.

“É um segmento em que percebemos que ainda há a presença de venda casada. Normalmente é ofertado pelas lojas de grande porte que acabam vendendo esse produto sem prestar informação adequada ao consumidor” – afirmou o superintendente.
De acordo com Santana, o setor de seguro garantia precisa de uma nova regulamentação e todos os normativos da Susep são elaborados pensando na proteção do consumidor.

Recentemente, a Susep baixou norma obrigando todas as seguradoras a constituírem ouvidorias. O objetivo da medida é fortalecer ainda mais os canais de comunicação entre as empresas e os clientes. Pelo normativo da Susep, o ouvidor deverá ser independente, não poderá acumular outro cargo ou função na companhia e deverá, sempre que requisitado, enviar relatórios sobre as atividades da ouvidoria à autarquia.

A empresa terá até 15 dias para responder às dúvidas ou reclamações dos consumidores. Além disso, em casos que envolvam valores até R$ 100 mil, o ouvidor poderá tomar decisão sem antes comunicar a direção da empresa.

 

Fonte: www.susep.gov.br - Imagem: Procon