Gemte

Notícias

12 de Fevereiro de 2021

Realize seus sonhos através de um consórcio

Realize seus sonhos através de um consórcio

Realize seus sonhos através de um consórcio

Como funciona um consórcio?
O consórcio funciona da seguinte forma: a cada mês, todos os integrantes contribuem com um determinado valor, que é definido conforme o valor do crédito. ... Até o final do consórcio, todos os meses um participante é contemplado e obtém o valor necessário para fazer a compra do seu imóvel.

Qual a vantagem de fazer um consórcio de imóvel?
Uma vantagem muito boa do consórcio é a flexibilidade no pagamento. É possível ao consorciado antecipar parcelas, adiantando a retirada do crédito. Isso favorece as pessoas que conseguem juntar um dinheiro a mais e podem aplicar no consórcio.

Quanto tempo demora um consórcio de imóvel?
Quanto tempo demora um consórcio de imóvel? O tempo de duração de um consórcio pode variar de uma administradora para outra, na Porto Seguro o prazo é de 200 meses, ou seja, você tem quase 17 anos para ser contemplado por meio de sorteio. Porém, a contemplação será mais rápida quando ofertados os lances.

Quais são as vantagens e desvantagens de um financiamento imobiliário?
A grande vantagem do financiamento é que você recebe o bem na hora. A desvantagem são as altas taxas de juros. No consórcio você não paga juros, o que torna essa opção bem mais barata.

É vantajoso fazer consórcio?
Diferente de um financiamento, no consórcio o cliente não paga juros. ... “Para quem não tem o hábito de poupar, o consórcio é uma forma de fazer uma poupança forçada para realizar o sonho, e essa é sua principal vantagem”

Quais são os riscos de um consórcio?
Um dos grandes riscos do consórcio é a “quebra” da administradora. Por isso, é imprescindível checar o histórico, a solidez e a idoneidade da empresa. Nós aqui na Porto temos mais de 45 anos de experiência só segmento de Consórcios além de ser uma das mais queridas empresas do Brasil.

Os prós de investir em um consórcio.
Investir em um consórcio é uma ótima escolha, ao se tornar cotista, você vai ser obrigado a poupar dinheiro mensalmente. Afinal, você terá de pagar todos os meses as parcelas

Como funciona o pagamento do consórcio?
No consórcio, basicamente, você paga antes de comprar o bem e tem o dinheiro para comprar à vista. Mas também tem a opção de ser contemplado em um sorteio e receber o bem antes.

O que é a carta de crédito?
Quando a sua cota é contemplada, você tem acesso à sua carta de crédito, que corresponde ao valor do consórcio contratado. É com ela que você pode adquirir o bem desejado. A vantagem da carta de crédito é que ela equivale a um pagamento à vista, ou seja, você tem o mesmo benefício de negociação que uma pessoa que está com o dinheiro em mãos. Com isso, é possível negociar uma excelente proposta com o vendedor daquela casa ou apartamento que você tanto desejou ter!

Quais são os custos do consórcio?
Uma das grandes vantagens do consórcio é que você não terá que arcar com os juros que, normalmente, são cobrados em outros modelos de aquisição parcelada. Existem apenas algumas taxas, que são bem mais acessíveis e não comprometem o seu orçamento. Conheça todas elas!

Fundo Comum
O Fundo Comum (FC) é o percentual da parcela que compõe o caixa do grupo a ser utilizado para o custeio das cartas de crédito. O valor do FC deve ser igual ao preço do bem previsto para aquisição — considerando a cotação no dia da assembleia — dividido pelo número de parcelas definidas no contrato de adesão ao consórcio.
Suponhamos que o valor da carta de crédito contratada seja de R$150 mil e que você fará o pagamento em um prazo de 180 meses. Dessa forma, a contribuição mensal para o FC será de R$833,33 (150.000 ÷ 180 = 833,33).

Taxa de Administração
A Taxa de Administração (TA) é o valor cobrado pela administradora do consórcio para gestão do grupo de consorciados. Ela varia de acordo com cada grupo e tipo de bem adquirido, e o montante incluído em cada parcela é calculado a partir da divisão da taxa total pelo prazo de duração do consórcio contratado.

Fundo de Reserva
O Fundo de Reserva — incluído na parcela — se destina a formar um caixa suficiente para cobrir situações que poderiam comprometer o custeio das cartas de crédito. Sem ele, eventuais inadimplências de consorciados inviabilizariam o grupo.

Seguro
Outra forma de garantir que um grupo de consorciados seja capaz de honrar as cartas de crédito é a inclusão de um seguro no valor da parcela. Com isso, é possível cobrir imprevistos e sinistros, como as inadimplências derivadas de causas como morte algum consorciado, entre outras situações. Quando há a cobrança de seguros, o valor da apólice é estabelecido pela administradora.