Gemte

Notícias

18 de Julho de 2018

MENTORING: O QUE É ISSO AFINAL?

MENTORING: O QUE É ISSO AFINAL?

O Mentoring (Mentoria), em seu formato original, é um processo interpessoal onde um indivíduo, com seu conhecimento (mentor) passa sua experiência motivando e influenciando outra pessoa a fim de que ela possa aprimorar seu desenvolvimento emocional, profissional e social.

O processo de Mentoria vem sendo reconhecido como um dos melhores métodos para ampliar o desenvolvimento do indivíduo em diversos papéis da sua vida, incluindo o trabalho. Não é à toa que muitas empresas vem adotando esse modelo de capacitação para seus colaboradores.

É muito curiosa a origem da palavra mentoring, já que foi incorporada como substantivo nas línguas inglesa e francesa a partir do nome próprio Mentor, que aparece como referência em duas diferentes histórias, filosoficamente falando.

Uma vertente literária atribui as origens do “mentoring” à “Odisseia”, de Homero. Bastante difundida, a história narra a saga de Odisseu, rei de Ítaca, que saiu para lutar na Guerra de Tróia e teria indicado um velho amigo conselheiro, cujo nome era Mentor, para cuidar de seu filho Telemaco e da família real.

Mas, há controvérsias quanto ao mentoring ter se originado com base no nome desse conselheiro. Segundo alguns estudiosos, Mentor fracassou na missão a ele delegada pelo rei não tendo exercido o papel de conselheiro e guia para Telemaco. Assim, as qualidades positivas, que em geral a literatura atribui à figura de Mentor, não poderiam estar ligadas ao personagem da Odisséia.

A versão moderna e mais aceita quanto a origem dessa palavra dá indicações de que sua criação se deu a partir da obra literária “Les Aventures de Télémaque”, do francês François de Salignac de La Mothe-Fénelon, publicada em 1699. O próprio Fénelon fora encarregado de cuidar do neto e possível sucessor de Luís XIV, o Rei Sol. Inspirando-se na Odisséia, ele escreveu o livro em tom de alegoria, atacando o absolutismo de forma sutilmente velada, ao mesmo tempo em que propunha um método de instruir o jovem herdeiro sobre as responsabilidades da realeza.

Como personagem, o Mentor de Fénelon, em nada se parece com o de Homero, pois atua de forma efetiva e sábia, assumindo o verdadeiro papel de educador, guia, provedor de ajuda, aquele que, de fato, capacita seu pupilo. Dada a popularidade da obra a palavra “mentor” foi incorporada às línguas francesa e inglesa no início do Século 18, ou seja: a obra de Fénelon teria sido a responsável pelas alusões e funções do mentoring nos dias de hoje.

É interessante notar que o processo de mentoring quase sempre acontece de modo natural, quase informal. Fica mais fácil de se entender isso quando lembramos de relacionamentos que foram marcantes em nossa existência, a ponto de nos sinalizar os melhores caminhos, nos dar potencial e confiança para mudanças a fim de que pudéssemos evoluir para níveis desejados ou mesmo para aqueles que nunca imaginamos. É bem provável que esses relacionamentos tenham servido de mentoring, ainda que não nos déssemos conta disso.

Mentoring nas empresas
Nas organizações, o mentoring conquistou um espaço significativo na qualificação e capacitação de indivíduos, visto que se apresentou como uma ferramenta mais eficaz de que outros métodos de capacitação. O processo utiliza o potencial que existe dentro da empresa, entre elas, a sabedoria de funcionários mais experientes, impulsionando a inovação e a criatividade da mesma, e consequentemente tornando-a mais competitiva.

Outra atribuição da ferramenta nas empresas é aplicada quando está previsto o desligamento de um funcionário, não importa o motivo, e que deverá ser substituído por alguém que tenha sua capacidade profissional.
Neste caso, a função de mentoring fica atribuída a esse colaborador que irá passar seus conhecimentos à pessoa que irá substitui-lo, não colocando em risco o desempenho das tarefas antes a ele atribuídas. Outro bom exemplo se aplica aos “trainees”, que precisam ser integrados ao ambiente corporativo e às suas funções.

Mentoring e Coaching
Embora os dois processos tenham atribuições e modo de aplicação diferentes, em casos específicos vários aspectos da mentoria estão embutidos no coaching, já que em ambos estamos tratando essencialmente com indivíduos, e lidar com esta complexidade das pessoas é por definição Mentoring. Em muitas situações uma metodologia está contida dentro da outra. Cabe aos tutores, seja o coach ou mentor, identificar em quais situações, na devida proporção, isso pode estar integrado ou quando para existir uma é necessário existir a outra.